top of page

Posso tomar Antibiótico se estiver Amamentando?


O que dizer sobre a amamentação caso a mamãe precise tomar algum tipo de antibiótico para tratar uma determinada infecção?

Sabemos que o aleitamento materno é de suma importância para o bebê e o leite da mãe deve ser oferecido a ele como único alimento até os seis meses de vida, já que contém todos os nutrientes para que a criança cresça saudável e os anticorpos maternos necessários para protegê-la até que ela aprenda a produzir os seus próprios mecanismos de defesa.


Como qualquer outra pessoa, a mamãe também está sujeita a infecções e à necessidade de alguma medicação, como um antibiótico para combatê-la. Assim, muitas, com medo de que o remédio chegue ao bebê pelo leite, param de amamentar, o que não faz nada bem à saúde do neném.

Muitos antibióticos não são contraindicados durante a amamentação. Para reforçar isso, o Ministério da Saúde produziu o livreto “Aleitamento Materno: Amamentação e Drogas”, com informações sobre a segurança no uso de um remédio prescrito durante esse período.


Segundo o livro, há muitas das classes de antibióticos que apresentam baixa concentração no leite materno, com poucos efeitos colaterais ao bebê, assim como há aqueles em que se deve ter cautela no uso em gestantes/lactantes, por isso sempre consulte seu médico, pois apenas ele é capaz de indicar o melhor tratamento.

Assim, a mamãe poderá, através das orientações médicas, se submeter ao uso da medicação sem parar de amamentar.


Esse texto é uma colaboração da Pediatra Dra. Kaká Pasqually da @coisasdepediatria

Nenhum tag.
Tags

@oblog_damamae

Publicações Recentes

curta e siga a mamãe

Alana Yagda, 27 anos, caloura no universo materno, não sou perfeita, mas isso faz com que eu busque o meu melhor, e hoje posso afirmar que me sinto mais completa e verdadeiramente feliz.

a mamãe
bottom of page